top of page

O que o supermercado não quer que você saiba

  • Foto do escritor: Ana Ruiz
    Ana Ruiz
  • 9 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 7 dias

Antes do Guia Alimentar de 2006 ser lançado os alimentos eram classificados de acordo com o seu perfil de nutrientes, a tal da pirâmide alimentar, mas isso já está ultrapassado porque não faz mais sentido com a nossa realidade.

Desde 2006 utilizamos a classificação NOVA que organiza conforme o grau de processamento dos alimentos. Veja cada um dos grupos:

  1. Alimentos In Natura ou minimamente processados: são os alimentos que não tiveram modificação depois que sairam da natureza, ou sofreram pequenos processos como retirar a casca e limpeza, estes devem ser a base da sua alimentação (aqui também entram as preparações culinárias que realizamos em casa).

  2. Ingredientes culinários: são aqueles que utilizamos para as preparações culinárias(sal, açúcar e gordura) estes devem ser utilizados em pequenas quantidades.

  3. Alimentos processados: são produtos relativamente simples e antigos fabricados essencialmente com a adição de sal ou açúcar (ou outra substância de uso culinário como óleo ou vinagre) a um alimento in natura ou minimamente processado, nesses grupo o objetivo dos ingredientes acrescentados é aumentar a data de validade do alimento, esse grupo deve ser limitado em sua alimentação.

  4. Ultraprocessados: esses alimentos passam por diversos processos e técnicas, são normalmente produzidos por grandes indústria e tem uma lista de ingredientes imensa! Esses alimentos devem ser evitados!


O que está por trás dos ultraprocessados?


Os aditivos alimentares estão apresentando cada vez mais problemas para a nossa saúde, doenças estomacais, respiratórias e alergias de pele são alguns dos exemplos do que o consumo à longo prazo dessas substâncias podem nos causar. Algumas delas, inclusive, já foram proíbidas em outros países como a Tartazina e o vermelho 40 que foram banidos na Finlândia, Noruega, Alemanha, Áustria, França, Bélgica, Dinamarca, Suécia e Suiça. Além disso, quando a gente come cotidianemente os alimentos ultraprocessados, que possuem realçadores artificiais que combinam muita gordura, sal e açúcar o nosso paladar se acostuma. Em seguida, começaremos a estranhar o sabor dos alimentos mais naturais vai parecer que estão sem tempero.





 
 
 
  • Instagram
  • LinkedIn

©2025 por Nutricionista Ana Corrêa Ruiz.

Orgulhosamente criado por WHOIZ Design Estratégico sobre a plataforma Wix.com

bottom of page